sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Gordian´s knot

O Gordian´s knot puzzle é, para mim, um "gigante" no mundo dos quebra cabeças. O puzzle é de dificuldade alta, sendo necessária uma sequência correta de sessenta e nove movimentos para a sua execução.
Com este puzzle a paciência é levada ao limite, mas no final a satisfação de o ter conseguido vencer não tem limites...
Na foto acima, podem ver-se as peças que fazem parte deste puzzle. A seguir, apresento o vídeo do You Tube, que me serviu de modelo para a sua construção. Nele pode ver-se na perfeição a série de movimentos necessários à montagem e desmontagem do Puzzle.

domingo, 26 de agosto de 2012

Beba. Se puder!

O precioso néctar será apreciado com mais satisfação depois de conseguir resolver o enigma que acompanha a garrafa. Com alguma dose de paciência à mistura é possível libertar a garrafa sem cortar os fios que a prendem.
Apesar da dificuldade, com certeza que não faltará quem resolva o desafio. Para quem tiver dificuldade em voltar a por tudo como estava, apresento de seguida a melhor forma de o fazer.

Este é o conjunto de peças que compõem o puzzle. Através da regulação dos nós escondidos no interior pode ser adaptado a garrafas de diferentes alturas.

A garrafa escolhida é colocada na base de forma a que os fios fiquem esticados sem no entanto exercerem demasiada pressão.
1- A peça chave deve ser introduzida conforme indicado na imagem acima.

2- De seguida, o cubo pequeno passa pelo furo redondo no sentido de trás para a frente. Com o cubo deste lado retira-se a chave e faz-se passar pelo furo juntamente com o cubo no sentido inverso.

3- Passa-se o quadrado pela ranhura da chave de cima para baixo, acertam-se as alturas e o puzzle está novamente pronto.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pentaminós

Este foi um dos primeiros puzzles que construí e pelo qual nutro especial simpatia. A versatilidade deste jogo fascina-me pelo que não pude deixar de reunir alguma informação sobre o mesmo a fim de melhor o conhecer a qual partilho aqui.


Os pentaminós são um conjunto de figuras formadas por cinco quadrados (ou cubos) unidos pelo menos por um dos lados, sem formação de buracos. Pertencem à classe dos “poliminós” assim como o muito conhecido dominó com o qual certamente já tivemos alguma espécie de contacto. O termo "poliminó" terá sido proposto por Solomon W. Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.

Assim, por construção geométrica, existem somente um poliminó de um quadrado (chamado monominó),  um poliminó de dois quadrados (dominó), dois poliminós de três quadrados (triminó) e cinco poliminós de quatro quadrados (tetraminó)

Com os pentaminós o número de peças diferentes passa para doze e, para facilitar a sua utilização, são nomeadas de acordo com a letra com a qual possuem maior semelhança.

Os pentaminós fazem parte de um seleto grupo de atividades, que estimulam a criança de diversas maneiras, educando e divertindo ao mesmo tempo. Podem perfeitamente ser utilizados no ensino devido à diversidade de questões que permitem abordar.
Várias atividades podem ser realizadas com este jogo, referirei apenas algumas para levantar um pouco o véu das potencialidades que este jogo encerra.

 Ladrilhamento:
 Esta atividade consiste em formar retângulos de diversos tamanhos, com todas as doze peças do pentaminó de forma que o ladrilhamento fique completo. Podem formar-se retângulos de 6x10; 5x12; 4x15 e 3x20.

Este é o exemplo de ladrilhamento de um retângulo de 6x10. Existem 2339 possibilidades diferentes de formar um retângulo com esta medida, não será portanto muito difícil encontrar uma.
Para formar um retângulo com 5x12 existem cerca de 1010 possibilidades diferentes, bastante menos mas, mesmo assim, em número suficiente para com facilidade encontrá-la.
Existem apenas 368 possibilidades diferentes para a construção de um retângulo com 4x15.
São apenas 2 as possibilidades diferentes de formar o retângulo com o formato 3x20.

Animais:
Canguru
 Elefante

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cubo de palitos, a solução.

Para quem gosta de brincar com pauzinhos...
Aspeto final do cubo

 Total de peças necessárias

 Passo 1: numa base plana colocar as seis primeiras peças na vertical.

 Passo 2: com delicadeza apoiar as duas peças seguintes nos pinos de madeira.

Passo 3: colocar mais três peças cruzadas com os pinos na posição lateral de modo a prenderem as peças verticais.

Passo 4: as duas peças seguintes são colocadas com os pinos para cima.

Passo 5: colocar mais três peças de forma semelhante à indicada no passo 3.

Passo 6: até aqui, apenas foi necessário um pouco de leveza e suavidade nas mãos. Para a colocação da próxima peça devem baixar-se as duas peças verticais do centro e colocar-se a peça com os pinos voltados para baixo. De seguida as duas peças centrais voltam à posição original.

Passo 7: a última peça, a que tem apenas um pino pode agora ser introduzida e o puzzle está concluído.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Puzzle 4T

Construída em madeira e cortiça, esta caixinha, além de servir como elemento decorativo guarda no seu interior uma interessante surpresa.
O puzzle 4T é de fácil solução mas bastante interessante, confundindo facilmente o principiante. A ideia passa por mostrar a caixa fechada à pessoa que se pretende surpreender e fazer com que ao abri-la, as peças saiam do seu interior de forma a que ela não se aperceba da disposição em que elas estavam arrumadas.






















Na posição certa, as quatro peças iguais em forma de "T" encaixam na perfeição dentro da caixa.

 A combinação de diferentes madeiras produz efeitos espetaculares...